ESPIROMETRIA

O QUE É A ESPIROMETRIA? Principais indicações.

Popularmente conhecido como “Teste do sopro”, a Espirometria (do latim spirare = respirar + metrum = medida) é o principal exame que compõe os chamados testes de função pulmonar. Corresponde à medição da quantidade de ar entra (inalado) e sai (exalado) dos pulmões, além da avaliação da velocidade em que isso ocorre. É realizada durante respiração lenta e durante manobras de expiração forçadas.

A espirometria deve ser parte integrante da avaliação de pacientes com sintomas respiratórios (tosse, “falta de ar”, “cansaço”, ”fôlego curto”, chiado, etc.), pacientes expostos a agentes agressores do sistema respiratório (fumantes, trabalhadores de mineradoras, metalúrgicos, expostos a jateamento de areia, criadores de pássaros, entre outros) e doença respiratória conhecida (asma, doença pulmonar obstrutiva crônica –DPOC, fibrose pulmonar, tuberculose, câncer de pulmão, entre outras).

Qual a importância de se realizar a Espirometria?

  • Auxiliar no diagnóstico de doenças pulmonares
  • Impacto da doença pulmonar
  • Progressão da doença pulmonar
  • Efeito do tratamento
  • Quantificação da incapacidade do paciente frente à sua doença

Portanto, a espirometria, além de ser um exame de triagem, é também um exame diagnóstico e de acompanhamento do paciente com doença pulmonar. De fato, com a realização de exames seriados, podemos observar a progressão do agravo funcional, além da eventual resposta ao tratamento instituído.

Não podemos esquecer, todavia, que, para uma melhor apreciação do efeito global da doença, ou de uma dada intervenção, devemos reunir a maior quantidade de possível de informações – aquelas providas pelos testes de função respiratória (entre eles a espirometria) são parte integrante, mas não suficiente, deste processo.

A responsabilidade pela interpretação e laudo da espirometria é do médico pneumologista, de acordo com a resolução do conselho federal de medicina (CFM) e da associação médica brasileira (AMB) de 2005.

FALE AGORA COM A NOSSA EQUIPE.

Fale Agora!