POLISSONOGRAFIA
Polissonografia
A polissonografia é um exame extremamente útil que avalia várias características do sono, como: eficiência, estágios, presená de ronco, presença de apnéia. Ele é capaz de auxiliar e/ou confirmar várias patologias ligadas ao sono.
O exame é composto de diversos sensores:
– Sensores (colocados sobre o couro cabeludo) que têm a finalidade de monitorizar a atividade cerebral, determindo basicamente qual a fase do sono que o paciente se encontra.
– Sensores respiratórios que săo constituídos por cateter nasal, cintas em volta do tórax e abdome e oxímetro de pulso (sensor que avalia a oxigenaçăo do sangue).
– Sensores de movimento dos membros, em geral colocados nas pernas
PARA QUE SERVE A POLISSONOGRAFIA?
A polissonografia é utilizada para diagnóstico de diversos distúrbios do sono. Por exemplo, é o exame de escolha para o diagnóstico da apnéia obstrutiva do sono, pode ser útil na investigaçăo da insônia, narcolepsia (uma das causas de sonolência excessiva) , da síndrome de pernas inquietas e de parassonias (˜sonambulismo”).
Onde o exame é feito?
A polissonografia em geral é feita em laboratórios mas pode ser feita em casa na maioria das vezes.
A CENPRE disponibiliza a polissonografia domiciliar que é um exame completo, porém realizado no conforto da residência do paciente. A equipe da CENPRE vai até o paciente
TODOS ESTES SENSORES NĂO VÃO INTERFERIR COM MEU SONO?
Apesar de todos os sensores, o exame năo interfere com o sono. Os sensores năo incomodam e năo impedem do paciente se virar na cama, podendo o paciente inclusive deixar a cama se necessário. Assim, o exame é capaz de avaliar com boa acurácia o sono do paciente e as patologias relaciondas. Obviamente o exame domiciliar é muito mais fiel à reprodução do sono do paciente.
Devo suspender os medicamentos que uso antes do exame?
As medicaçőes em uso năo devem ser suspensas a năo ser que expressamente recomendado por seu médico